Nós entendemos que lidar com questões de sucessão pode ser uma tarefa difícil e emocionalmente desafiadora. É por isso que estamos aqui para ajudar a orientá-lo em relação às questões relacionadas à curatela, que envolvem a nomeação de um guardião para cuidar de uma pessoa incapaz de cuidar de si mesma.
Nossa equipe de advogados especializados em sucessão e curatela tem anos de experiência em ajudar nossos clientes a tomar as decisões certas para suas famílias e entes queridos. Queremos ajudá-lo a entender melhor o processo de curatela, para que você possa tomar as decisões mais informadas e tranquilas possíveis.
Curatela é o processo legal de nomear um curador para cuidar de uma pessoa que não consegue cuidar de si mesma devido a uma incapacidade mental ou física.
Qualquer pessoa que seja considerada apta a cuidar da pessoa incapaz pode ser nomeada como curador. Isso pode incluir um membro da família, um amigo ou um profissional de saúde.
As responsabilidades do curador incluem tomar decisões em nome da pessoa incapaz, cuidar do bem-estar geral da pessoa, gerenciar suas finanças e propriedades e garantir que suas necessidades médicas e de saúde sejam atendidas
As etapas do processo de curatela geralmente incluem: apresentar uma petição ao tribunal, avaliação da capacidade da pessoa, nomeação de um curador, obtenção de uma ordem de curatela e, em seguida, prestação de contas regulares ao tribunal.
A incapacidade da pessoa é determinada por meio de avaliações médicas e psicológicas, bem como outras evidências, como testemunhos de familiares e amigosTambém oferecemos uma consulta gratuita com um dos nossos advogados de sucessão e curatela para ajudá-lo a entender melhor suas opções e tomar as decisões certas para você e sua família.
Se não houver um curador nomeado, pode ser necessário que um juiz nomeie um curador para cuidar da pessoa incapaz. Isso pode levar a um processo legal prolongado e pode resultar em alguém que você não conhece sendo nomeado como curador.
Para nomear um curador, você precisará apresentar uma petição ao tribunal e demonstrar que você ou o ente querido são incapazes de cuidar de si mesmos. Um advogado pode ajudá-lo a preparar a petição e orientá-lo durante todo o processo.
Lidar com questões de sucessão e curatela pode ser uma tarefa difícil, mas não precisa ser feito sozinho. Deixe nossa equipe ajudá-lo a navegar pelo processo e garantir que seus entes queridos sejam cuidados da melhor forma possível. Entre em contato conosco hoje para saber mais.
OAB-BA 40977
Advogado especialista em Curatela.
Fundador do escritório Rafael Fontoura advogados associadas com foco no digital e atuação em todo o Brasil em direito.
Rafael Fontoura © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Esse site não faz parte do Google LLC nem do Facebook Inc. e não oferecemos nenhum tipo de serviço oficial do governo. Trabalhamos exclusivamente com serviços jurídicos.