logo-antonio-lemos_page-0001-1-1.webp

Buscando um Escritório Especializado em Direito de Família e Sucessões?

Nós podemos te ajudar! Nosso objetivo é proteger você dos seus direitos ao divórcio, paternidade, inventário, testamento e pensão.

Atendimento 100% online | Advogados altamente capacitados para te atender

Como podemos te ajudar?

Nossos serviços incluem:

Divórcio

Orientação e condução de processos de divórcio consensual ou litigioso, assegurando que os interesses e direitos dos nossos clientes sejam protegidos durante toda a transição.

Investigação de Paternidade

Assessoria completa em ações de investigação de paternidade, utilizando testes de DNA e outros meios legais para estabelecer a filiação biológica.

Inventário Judicial e Extrajudicial

Administração de processos de inventário, garantindo a correta divisão dos bens do falecido conforme a legislação vigente.

Testamento

Elaboração e registro de testamentos, proporcionando segurança jurídica na disposição de bens e garantindo que os desejos do testador sejam respeitados.

Pensão Alimentícia e Exoneração

Representação legal em casos de solicitação, revisão e exoneração de pensão alimentícia, assegurando o cumprimento dos direitos e deveres das partes envolvidas.

Quem Somos

Atuamos no ramo de direito de família em Belém. Somos um escritório fundado em 1987 com equipe enxuta e especializada em direito da família atuando com soluções personalizadas e específicas para cada cliente.

AnyConv.com__e4257ee8b65f4816b522081c51df6ecb-transformed.webp

Sonia Pingarilho - OAB/PA 1.601

Sócia fundadora do Escritório com mais de 30 anos de experiência, exerceu o cargo de Procuradora Autárquica do Estado do Pará, onde chefiou o departamento jurídico do Instituto de Terras do Pará – Iterpa/PA. Atua especificamente no área de direito de família e sucessões.

Com uma equipe liderada pela Dra. Sonia Pingarilho, uma profissional com vasta experiência em casos de sucessões, nosso escritório se destaca pelo compromisso em oferecer uma experiência jurídica humanizada e altamente eficiente. Nossa meta é assegurar que seu processo de inventário seja conduzido com a dignidade e a precisão que a situação exige.

AnyConv.com__a1bd092c-d3ef-4548-aa30-cb5fd587849f-e1720015064273.webp

Antonio Lemos - OAB/PA 15.632

Advogado com mais de 15 anos de experiência, Pós-Graduado lato sensu, nível especialização, MBA em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas – FGV DIREITO RIO 2015, Auditor de Controle Externo efetivo do TCE/PA.

Perguntas Frequentes

Confira algumas perguntas frequentes que recebemos em nosso escritorio.

Sim. Trata-se de instrumento que possibilita a divisão de bens entre os herdeiros, sem ele os herdeiros não receberão a herança.

60 dias a partir da abertura da sucessão, ou seja, do falecimento.

A lei estabelece um prazo de 12 meses, prorrogáveis. Na prática, os inventários podem durar meses ou anos, razão pela qual se mostra fundamental a assessoria especializada.

Sim, ainda que realizado de maneira extrajudicial a lei estabelece a obrigatoriedade da presença de um advogado.

O inventário deverá ser aberto no último local em que o falecido possuía domicílio, tanto o inventário extrajudicial como o judicial.

Se for divórcio consensual, poderá ser feito em cartório, rapidamente. Em casos litigiosos (não consensuais), será obrigatoriamente através do Poder Judiciário.

Se tratando do litigioso, a lei não admite tempo superior à 3 meses. Porém, mesmo após a decretação do divórcio, há casos em que a partilha de bens costuma demorar, e é isso que pode prolongar o processo.

Neste caso, o divórcio será litigioso e julgado obrigatoriamente pelo Judiciário. A solução é entrar com uma ação na justiça, o que é muito comum hoje em dia. O juiz marcará audiência para ouvir as partes e seguirá o processo.

pensão alimentícia será devida ao filho menor (aquele com idade inferior a 18 anos) ou maior absolutamente incapaz (que não é apto para praticar os atos da vida civil).

Com a aprovação da nova lei sobre a guarda compartilhada (lei 13.058/214), mesmo tendo o pai e a mãe a guarda compartilhada sobre a prole, é possível que seja fixada pensão alimentícia em favor do filho de acordo com as necessidades e possibilidades das partes.

Não há um valor mínimo ou máximo pré-definido. O juiz calcula a pensão alimentícia de acordo com o binômio 1) possibilidade do genitor (alimentante) e 2) necessidade do filho (alimentando).

O primeiro passo é constituir um advogado. Após, o patrono, representando os interesses de seu cliente, ajuizará uma ação de alimentos em favor do menor perante o Poder Judiciário.

Se o alimentante se negar a pagar a pensão alimentícia determinada por sentença judicial, é necessário comunicar o seu advogado para que ele ajuíze uma ação de execução de alimentos. Neste tipo de ação é possível penhorar os bens do devedor ou ainda requerer a prisão do alimentante, até que ele pague o que é devido por direito ao filho.

O que dizem sobre nós?

Conheci o Escritório através de uma colega, cujo irmão já havia obtido êxito ao ganhar uma ação trabalhista com os profissionais de lá, quando resolvemos entrar também com ação similar já que trabalhamos juntas na mesma instituição, e há muito já considerávamos pleitear tal ação. A Dra. Sônia Pingarilho foi quem abraçou a nossa causa, e desde então, nos tem tratado de forma muito acolhedora naquele espaço. Ali nos sentimos como se fosse em casa, e totalmente seguras de que nossa causa trabalhista está em muito boas mãos!
Moema Carneiro
A Dra Sônia Pingarilho foi indicação de meu irmão. Quando ele me falou que ela era competente e séria, pensei então irei lá. Fui muito bem recebida, e senti confiança e segurança logo no primeiro contato. E tive certeza de que tinha tomado a decisão certa na escolha da advogada. Demonstrou desde o primeiro contato, que é comprometida com seu trabalho. Sempre que preciso tirar alguma dúvida, sou logo atendida por ela ou pela sua equipe. Sempre atenciosa e esclarecendo minhas dúvidas. O atendimento em seu escritório é feito sem muita burocracia, por ela ou pela sua equipe composta de profissionais muito competentes, o que nos deixa segura sabendo que podemos contar com eles sempre que precisar.
Ana Beatriz
Fui super bem atendida, e assistida pelo escritório. Vocês foram muito atenciosos com o meu caso e bem sucedidos no final do processo! Agradeço pela excelência da equipe de vocês.
Iza Andreza
Estou muito satisfeito com os serviços prestados, a atuação profissional dos advogados, o bom atendimento, valorização ao cliente e a responsabilidade na condução dos processos. Sem dúvida um dos melhores escritórios de Belém.
André

Como Iniciar o Processo

Fale Conosco

Nossa equipe está pronta e preparada para recebê-lo. Entre em contato conosco clicando no botão abaixo e agende uma reunião online.

Orientação

Nosso time de advogados fará a análise do seu caso e orientará você sobre como funciona o processo, dando todo suporte e direcionamento.

Solução

Nossos especialistas estão preparados para trabalhar em seu processo, para garantir a segurança de seus direitos, buscando as melhores alternativas de acordo com a complexidade de cada realidade.

fale conosco agora

Clicando no botão verde para o WhatsApp, o atendimento é imediato

Antonio Lemos Advocacia e Consultoria © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Esse site não faz parte do Google LLC nem do Facebook Inc. e não oferecemos nenhum tipo de serviço oficial do governo. Trabalhamos exclusivamente com serviços jurídicos.

plugins premium WordPress